Paz é a gente se harmonizar com o movimento da natureza. É deixar a vida fluir. É ter gosto no prazer do amor, é ter gosto no que faz, é ter gosto na vida. Sem paz, a cabeça não pensa direito, acaba com a saúde mental, emocional, física, social, que é a saúde familiar e do ambiente. Não pode ter paz, porque é aquela loucura na cabeça e o corpo fica só seguindo as ordens da cabeça, tenso, vivendo num mundo que não existe, no mundo do "deveria", criando revolta, desassossego, exaltação. - Você é uma pessoa exaltada? Vive nos impulsos e depois fica moído, arrebentado, não dorme direito. Paz é o contrário. Não quer dizer que, na paz, você vá ficar sem fazer nada, porque isso também machuca. Você pode ser dinâmico e até ativo. Mas o jeito de fazer suas tarefas é calmo, equilibrado, harmonioso.O movimento é gracioso. Paz é uma grande necessidade da gente. O povo vive dizendo: - Ah, estou me matando para um dia ter paz. No dia em que meus filhos estiverem criados, vou ter paz. - Que ilusão! Desse jeito, você não vai ter paz nunca. A pessoa desassossegada quer que o mundo fique calmo para ela ter um pingo de paz. Nem pingo, nem tempestade, você vai ter, se depender dos outros para ter paz. A paz está dentro de nós. É a atitude interior que a gente vai construindo devagar, ao perceber o que tira a nossa paz. O que tira a sua paz? são as suas esperas? Pare de esperar.
O objetivo da vida é viver cada momento, a riqueza desse momento, a presença sua na vida, os filhos do jeito que são, a casa para cuidar, o serviço que você faz sempre igual. Mas é isso aí a sua vida. É aí que você exercita a sua paz, o seu controle interior, a sua evolução. Não tenha medo do trabalho repetitivo. Não fique com muita ambição. Para quê? O mundo vai levá-lo para a frente; você vai para o melhor.
Celebremos a paz em nosso mundo. Que cada um de nós trabalhe para por fim à guerra e à violência neste mundo, qualquer que seja o partido no poder e quem quer que seja o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário