Páginas

24 de junho de 2011

BULLYING É FREQUENTE NAS ESCOLAS DO CEARÁ

As agressões físicas e psicológicas, comumente chamadas de bullying, têm acontecido com frequência nas escolas do Ceará.  A onda de agressões reacende o debate sobre o que fazer para prevenir tanta violência. O que fazer?



Para mim é preciso, em primeiro lugar, que os gestores em educação no Estado e nos Municípios reconheçam que existe a questão e que ela é grave, pois este é um problema que afeta toda a sociedade. 


Obviamente, nem todos acontecimentos podem ser caracterizados como bullying que é um comportamento recorrente e causa baixa autoestima e insegurança em seus atores. Normalmente existem três tipos de envolvidos em uma situação de violência moral: o espectador, a vítima e o agressor. O que se sabe é que este comportamento não está restrito a nenhum tipo de instituição. Além disso, a única forma de evitá-lo é uma ampla discussão e a orientação particular de casos observados. 


A pessoa que comete a violência normalmente aprendeu a usar um comportamento agressivo com os adultos para resolver seus problemas. Apresenta um comportamento de intimidação e provocador permanente. Acha que todos devem atender seus desejos de imediato e demonstra dificuldade de colocar-se no lugar do outro.

Contudo, cabe a cada um se conscientizar, pois um ato como este é crime. Prejudica não somente a vítima mais também o causador disso tudo.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário